A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que deve concluir, até o final deste ano, a contratação para instalar um novo sistema de controle e sinalização de trens na Linha 10-Turquesa, que liga o Brás até Rio Grande da Serra. Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, o sistema CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) permite que composições trafeguem próximas umas das outras com segurança, reduzindo os intervalos entre um trem e outro.

Conforme noticiado pelo DiárioRP em abril, a ideia da CPTM era baixar o tempo de intervalos para três minutos e tornar as viagens 25% mais rápidas até 2022. Em maio, a TV Globo mostrou que o sistema CTBC, que deve ser instalado na Linha, foi comprado em 2009 por 176 milhões de euros, mas nunca foi instalado.

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A ideia da CPTM é transformar a Linha 10-Turquesa em “padrão metrô” com a instalação de novos sistemas de sinalização, como o CTBC, e a modernização dos trens, já que os trens espanhóis da série 2100 foram aposentados e os trens mais modernos da série 7000 serão remanejados na linha a partir da próxima semana.