Igrejas do Grande ABC desobrigam uso de máscaras

Publicidade

Nesta terça-feira (19), o bispo diocesano de Santo André, dom Pedro Carlos Cipollini, anunciou desobrigação do uso de máscaras nas missas do Grande ABC. No documento publicado, ele afirma que pode voltar a exigir o uso caso as autoridades sanitárias recomendem.

De acordo com as informações presentes na circular, os fieis e demais pessoas que frequentam as igrejas da região estão liberadas para usarem ou não a máscara. Porém, o comunicando recomendou que pessoas mais idosas e que pertencem aos grupos de risco continuem usando o acessório. “No entanto, é vivamente recomendável que pessoas mais idosas, portadoras de comorbidades e vulneráveis continuem usando a máscara para proteger a própria vida. Também pessoas fora do grupo de risco, desejando ser solidários e prevenir, em especial os mais vulneráveis, fiquem à vontade para usar a máscara” diz um trecho.

A igreja optou por manter o uso das máscaras após uma reunião no dia 7 de abril. Segundo o Conselho de Presbíteros, as celebraçõs receberiam frequência mais intensa de fiéis durante a Páscoa – celebração da ressurreição de Jesus Cristo. A obrigação do uso de máscaras está suspenso pelo Estado desde o dia 17 de março. Contudo, apenas unidades de saúde e transportes públicos continuam com a exigência.

Por fim, a circular reforça que a OMS (Organização Mundial de Saúde) não decretou o fim da pandemia, e ressaltou a eficácia da vacina. Além disso, alertam que caso haja recaída ou agravamento da situação, podem retornar as exigências para a utilização da máscara.