Linhas da EMTU passam a aceitar pagamento por aproximação

Os ônibus gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) agora aceitam pagamento por aproximação. A transação pode ser realizada utilizando cartões de crédito ou débito.

Segundo as informações, os cartões utilizados podem ser físicos ou digitais, disponíveis nas carteiras digitais nos smartphones e wearables das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.

De acordo com a empresa, a modalidade de pagamento por aproximação já está disponível em 1.022 ônibus das operadoras Next Mobilidade, Viação Miracatiba e Viação Raposo Tavares. Este é um projeto piloto da Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transportes Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo (ABASP), por meio da Autopass.

Até a primeira quinzena de julho, o pagamento por aproximação estará disponível em mais de 4 mil ônibus. Com a ampliação, a modalidade de pagamento passa a estar disponível em 100% das frotas da EMTU da região metropolitana de São Paulo, incluindo o Grande ABC (Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires), bem como outras cidades.

Os ônibus com a tecnologia receberam adesivos nos validadores e portas, sinalizando a possibilidade de pagamento por aproximação e os cartões aceitos.

Pagamento em estações

A Autopass também ampliou o projeto piloto do sistema de pagamento em estações do metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da ViaMobilidade.

Até o momento, essa forma de embarque está disponível em 13 estações: João Dias (Linha 9), Jabaquara (Linha 1), Ipiranga (Linha 10), Consolação (Linha 2), Brás (Linha 11), Belém (Linha 3), Tatuapé (Linha 12), Estação Aeroporto (Linha 13), Trianon (Linha 2), Campo Belo (Linha 5), Osasco (Linha 8) e Granja Julieta (Linha 9).