Criança com suspeita de apendicite não consegue realizar exame e é dispensada

Uma munícipe relatou nas redes sociais uma situação que enfrentou ao precisar dos serviços de saúde no município para seu filho. A criança estava com suspeita de apendicite e chegou a ser encaminhada ao Hospital e Maternidade São Lucas, mas não realizou o exame necessário pois o local estava sem energia elétrica.

De acordo com a mulher, seu filho foi atendido inicialmente por uma pediatra na UPA da Santa Luzia, com quadro de vomito. Após ser medicado, a criança foi encaminhada de ambulância ao São Lucas, onde deveria realizar uma tomografia.

Contudo, ao chegar no local, foi informada que a unidade estava sem energia elétrica e não havia previsão para retorno, e que após às 20h, não realizavam mais exames. A criança precisou retornar para UPA, onde foi atendida por outro pediatra, que dispensou a criança.

A mãe relatou que o segundo pediatra mal examinou a criança e já liberou. “Agora meu filho voltou para casa e o risco quem assume?” questionou a munícipe em uma publicação nas redes sociais. Na mesma postagem, diversas pessoas relataram problemas com a falta de atendimento nas unidades.

A Prefeitura não respondeu nosso questionamento até o fechamento desta matéria.