Serviço 710 da CPTM pode ser extinto em breve

Ao que tudo indica, o Serviço 710 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga Rio Grande da Serra a Jundiaí poderá ser encerrado em breve. O edital publicado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo no último dia 31, cita somente a concorrência internacional pela concessão da Linha 7-Rubi (Jundiaí-Brás), junto ao Eixo Norte do TIC (Trem Intercidades) entre a Capital e Campinas. Nesse sentido, a Linha 10-Turquesa (Rio Grande da Serra-Brás) não aparece. As informações são do Repórter Diário.

O Serviço 710 permite que os passageiros do ABC tenham acesso direto e sem baldeações às principais estações da região central de São Paulo. Para muitos usuários, a medida foi benéfica uma vez que, desde 2011, a linha não atendia até a Luz, sob alegação de que a estação, tombada, estava sobrecarregada. As viagens acabavam sendo realizadas somente até o Brás.

No entanto, os planos de concessões dos itinerários que compõem o Serviço 710, não conta com a manutenção de ambas. Segundo as informações, a Linha 7 está mais avançada para ser concedida à iniciativa privada, junto ao Eixo Norte do TIC e ainda Trem Intermetropolitano (TIM) que seguirá do município de Jundiaí até Valinhos. Já a sobre a Linha 10, o Estado quer incluir em outro pacote de licitação, junto à futuraLinha 16-Ônix, que ligaria Santo André a Guarulhos.

O leilão que envolve a Linha 7, Eixo Norte do TIC e o TIM está marcado para 28 de novembro, e prevê da futura concessionária investimentos em obras de R$ 12,8 bilhões. Nesse sentido, a linha seria a terceira da CPTM a entrar em concessão, após as transferências das linhas 8-Diamante (Júlio Prestes-Amador Bueno) e 9-esmeralda (Mendes/Vila Natal-Osasco) para a ViaMobilidade.

Edital abre brecha para retorno da Linha 10 à Estação Luz

Outra situação que chama atenção no comunicado do governo do Estado de São Paulo é que o traçado da Linha 7 passaria a ser restrito entre Jundiaí e Barra Funda, e não mais até o Brás, como é atualmente. Dessa forma, há brecha para que a Linha 10 retorne para a Luz a partir do fim do Serviço 710, passados 12 anos desde que o trecho foi interrompido, com exceção de serviços expressos com viagens restritas em 2019 aos sábados, denominado Expresso Linha 10+, entre Santo André e Luz.

Em nota, a CPTM informou que ainda estuda as estratégias operacionais, visando o maior conforto para o passageiro. Entretanto, a reportagem questionou sobre o fim do Serviço 710, porém, a empresa pública sequer negou a possibilidade. Passam pelas linhas 7 e 10, respectivamente, 384 mil e 348 mil passageiros por dia útil, que podem circular entre as duas linhas sem a necessidade de transferência na Estação Brás.