Tarcísio anuncia que vai “trabalhar forte” e Metrô chegará ao ABC

Nesta terça-feira (28), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a Linha 20-Rosa do Metrô chegará ao Grande ABC. Durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, Tarcisio afirmou que estudos estão em andamento para começo das obras. “Guarulhos está contemplada também. Vamos trabalhar forte nas Linhas 19 e 20. Na ligação do Anhangabaú com Bosque Maia e também ligação da Lapa com Santo André”, disse.

A ideia do governo paulista é firmar uma PPP (Parceria Público-Privada) para a obra, de fato, sair. Para todos os projetos que englobam CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e Metrô, o governo estima investimento de R$ 69 bilhões. Na última semana, o secretário de Parcerias e Investimentos do governo estadual, Rafael Benini. afirmou que havia uma tendência de o governo focar 100% na construção da Linha 20-Rosa, que sai da Capital e chega ao Grande ABC. “Vamos tentar duas (linhas), mas pelo menos uma a gente faz este mandato, por meio de PPP. Dado que a gente vai ter a Linha 2 chegando em Guarulhos, estamos dando prioridade para a Linha 20, que vai para o (Grande) ABC”, disse Benini, em entrevista à Revista Ferroviária.

Caso o trâmite siga sem problemas, a Linha 20-Rosa será concluída em 2026, fim do mandato de Tarcísio. Nesta quinta-feira (2), na sede do Metrô, na Capital, o governo aguarda propostas para estudo de desapropriação de áreas na Capital. As propostas devem ser entregues às 9h, no Edifício Cidade II, na Rua Boa Vista, 175. De acordo com a minuta do contrato, o prazo para realização do estudo é de 10 meses. Caso o contrato seja assinado neste mês, por exemplo, a empresa contratada deverá apresentar a análise até janeiro de 2024. O estudo avaliará áreas necessárias para implantação das estações Lapa, Vila Romana, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais e área do pátio Norte e estação Santa Marina.

No total, a Linha 20-Rosa terá 24 estações, caso as análises feitas até o momento continuem de pé. Em São Bernado, serão as estações Taboão Anchieta e Rudge Ramos. Já as estações Afonsina, Príncipe de Gales, Portugal e Santo André serão em território andreense. Em toda extensão, a Linha 20-Rosa terá conexões com CPTM (linhas 7, 8 e 10) e Metrô (linhas 1, 2, 4, 5 e 6).

OUTROS PROJETOS

Ainda por meio de PPP, o governo fará estudo para construção de barragens e 110 piscinões na Região Metropolitana – a área analisada inclui o Grande ABC. Estudos também analisarão possível privatização da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp). Mais cedo, ainda nessa terça, o governador participou da apresentação do primeiro trem que atenderá as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM. Ao todo, foram adquiridos 36 veículos para atender as duas linhas férreas. Ao menos 25 devem ser entregues até o fim deste ano.