CCZ atua em infestação de lagarta de fogo no Jardim Caçula

O Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires atendeu, na última sexta-feira (07), um chamado para combater uma infestação de lagartas de fogo do gênero Lonomia. A ação aconteceu em três residências, no bairro do Jardim Caçula. 

No entanto, o contato com esse tipo de lagarta nem sempre causa envenenamento. A gravidade do caso depende da quantidade de lagartas que a pessoa tocou, e o quanto de veneno foi inoculado a partir do contato.

O encontro da lagarta com o homem deve-se provavelmente ao desmatamento e é facilitado pela existência de moradias próximas a ilhas de mata nativa, inclusive no meio urbano”, explica Jéssica Piovezan, coordenadora no controle de arboviroses de Ribeirão Pires.

Demais ações

Além disso, no mesmo dia, o CCZ atendeu outro chamado. Desta vez, para retirada de marimbondos de dentro de um forro, em um buffet também no bairro do Jardim Caçula.

Nesse sentido, a Prefeitura de Ribeirão Pires recomenda que ao encontrar infestações de animais peçonhentos, (roedores, gambás, morcegos, marimbondos ou focos do mosquito transmissor da dengue) os Munícipes entrem em contato com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses, através do telefone (11)4824-3748, para que seja realizado o procedimento necessário.

Retirada de marimbondos em buffet no bairro Jardim Caçula.