Kiko e Gabriel Roncon continuam ataques contra a imprensa

O Prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira (PSDB) e o vice, Gabriel Eid Roncon (PTB) continuam com a onda de ataques e perseguição contra a imprensa e jornalistas que trabalham noticiando os acontecimentos da cidade e fazendo críticas pontuais à administração municipal.

Apenas o Diário de Ribeirão Pires, já soma quatro processos oriundos do alto escalão de Teixeira e Roncon. Dois do secretário de Serviços Urbanos, Ricardo Orsini, que processou diversos veículos de imprensa e jornalistas por noticiar o incidente em que ele atropelou e matou um funcionário da Gestão Municipal, conhecido como Zé do Bigode. Além disso, Orsini Também processou criminalmente o jornalista Rafael Ventura, que escreveu a matéria e o jornalista Samuel Boss do veículo Bastidor Político.

Outro processo, parte diretamente do Vice-prefeito da cidade, Gabriel Roncon, que processou diretamente o jornalista Rafael ventura por publicar sua opinião com críticas a gestão dele e de Kiko. Em nenhum momento Ventura publicou críticas diretas às pessoas, mas ao cargo em que ocupam e, mesmo se tivesse, não teria cometido crime algum.

Agora, o DiárioRP foi processado pela secretária de participação, Acessibilidade e Inclusão Social, Elza da Silva Carlos, popularmente conhecida como Elzinha, pela notícia de março de 2019, em que a secretária foi condenada por acusar um outro homem de chamá-la de “Preta fedida”. No entanto, a secretária não percebeu que estava sendo gravada a todo momento, e estava em uma live no facebook. Pelo vídeo é possível ver que em nenhum momento a ofensa aconteceu. Além disso, a secretária não aceitou as críticas feitas pelo jornalista Rafael Ventura em seu blog, onde traz suas opiniões sobre a secretária e fundamenta em diversos fatos de sua vivência.

Este ano, Ventura já denunciou que Roncon estaria oferecendo pagar por advogados para pessoas da administração que tivessem algum motivo para processar os jornalistas que estavam em sua “lista Negra”, o que inclui o próprio jornalista do DiárioRP. “Esta é uma tática clara para silenciar a cobertura da imprensa, que vem realizando um trabalho de excelência na cidade. Não vamos nos calar e o nosso trabalho vai continuar do mesmo jeito que sempre aconteceu”, concluiu Ventura.