Nesta sexta-feira (29), em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, o governador do Estado de SP, João Dória (PSDB) recuou e dividiu a Região Metropolitana de São Paulo em sub-regiões. A princípio, isso abre caminho para uma reabertura gradual da economia na Região do ABC a partir da próxima segunda-feira (01).

O Governador mudou a forma de divisão após os Prefeitos do ABC se queixarem da análise em separado da Capital em relação aos outros Municípios. Na quarta-feira (27), Dória havia anunciado que as sete cidades estavam na fase 01 vermelha. Ou seja, em alerta máximo e com os serviços não-essenciais fechados.

Continua Após a Publicidade

Já a Capital estaria na fase 02- laranja, que permite o funcionamento de alguns estabelecimentos, como concessionárias e shoppings. Essa alteração permite que o ABC projete uma reabertura da atividade comercial já a partir do início do próximo mês, quando – de acordo com o governo paulista, haverá reavaliação dos critérios para estipular o afrouxamento ou não da quarentena.

O decreto, que divide os municípios da Região Metropolitana em cinco sub-regiões, foi publicado hoje no Diário Oficial. Ribeirão Pires está na “região sudeste”. Juntamente com Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.