Ribeirão Pires não irá abrir academias, salões de beleza e barbearias

Nesta quarta-feira (13), na coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, o governador de São Paulo João Dória (PSDB) afirmou que nenhuma mudança, em relação à serviços essenciais, será feita na atual quarentena – que se estenderá até o final de maio. “Aqui em São Paulo respeitamos o Comitê de Saúde”, afirma.

Por conta disso, a Prefeitura de Ribeirão Pires, que segue as determinações do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, não irá atender ao decreto do governo federal que coloca academias, salões de beleza e barbearias como atividades essenciais.

A possibilidade de reabertura surgiu após o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), publicar o decreto na última segunda-feira (11) incluindo os citados serviços como essenciais. Entretanto, segundo entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) com base na Constituição Federal, a decisão final cabe apenas aos Estados e Municípios.

Isolamento Social

O isolamento social foi de 47% no estado de São Paulo, abaixo do esperado pelo governo. A meta mínima recomendada é de 60% e, para evitar o colapso do sistema de saúde, 70%.

Ribeirão Pires está entre os 20 melhores colocados no ranking. Na última terça-feira (12), a cidade registrou 53% de isolamento – sendo a 15ª melhor cidade no ranking do estado e a primeira na Região do Grande ABC.