Nova dose de vacina disponível em Rio Grande da Serra

Nos último dias, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Rio Grande da Serra, receberam doses novas da vacina pentavalente, que previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza B.

Houve uma grande falta da pentavalente no Brasil por problemas com o antigo fornecedor da vicina, no entanto, aos poucos o Ministério da Saúde está organizando a distribuição da imunização em todo o país.

É indicado que tome a vacina, aos seis meses, dois e quatro anos de idade, sendo que com uma aplicação de reforços no momento em que a criança completar um ano e três meses.

A vacina não é indicada para crianças com sete anos ou mais, além de quem teve na dose anterior reações como moleza e palidez nas primeiras 48 horas, convulsões nas primeiras 72, reações alérgicas nas primeiras duas horas e encefalopatia aguda nos primeiros sete dias após a vacinação.

É recomendado que quem estiver com febre média ou alta, adie a imunização até a melhora dos sintomas, para não relacionar a demonstração da doença com a vacina.