blank

A Estância Turística de Ribeirão Pires promoverá na próxima terça-feira, dia 28, a partir das 8h, atividades voltadas à garantia dos direitos da população LGBT no município. Durante todo o dia, a Câmara Municipal, situada na Rua João Domingues de Oliveira, 12 – Centro, sediará o evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Participação e Inclusão Social, em parceria com o GAD – Grupo de Apoio a Diversidade, com apoio da Secretaria de Saúde do município.

A partir das 8h, servidores municipais participarão de formação referente à Rede de Atendimento à população LGBT. O objetivo da atividade, que envolverá profissionais da Saúde, Educação, Segurança, Cultura e do Posto de Atendimento ao Trabalhador, é humanizar os atendimentos prestados nos serviços públicos da cidade.

Continua Após a Publicidade

As equipes irão participar de palestra sobre os temas “Identidade de Gênero/ Vivência/ Discriminação e Políticas Públicas”, ministrada pelo presidente do GAD, Wagner Lima, e pelo coordenador Gênero e Diversidade Sexual da SPAIS, Vitor de Oliveira Lopes. 

Às 10h, a programação continua com a palestra “Saúde da população LGBT”, ministrada por Nanci Garrido, psicóloga especialista em IST/Aids e responsável técnica pelo Programa IST/Aids do município.

A partir das 11h, será realizada palestra sobre legislação específica, apresentada pelo presidente da Comissão da Diversidade Sexual e coordenador da Assistência Jurídica da OAB/SP- Subseção de Ribeirão Pires, Dr. Ivandro Neves de Sousa.

“A certificação de servidores no atendimento a população LGBT é o ponto de partida para o acolhimento global e a garantia de direitos dessa camada da sociedade. O desconhecimento sobre o tema ainda é o maior entrave para a implantação das políticas necessárias em saúde, educação, segurança e empregabilidade, e Ribeirão Pires está dando um grande passo, sendo a primeira cidade da região a criar a rede de atendimento. Um ganho que será sentido ao longo dos anos. Só temos que pontuar de forma positiva a iniciativa da atual Gestão”, avaliou o presidente do GAD, Wagner Lima.

No período da tarde, a programação é aberta à população. A partir das 14h, será realizada roda de conversa, apresentando as ações e a importância das políticas públicas voltadas a população LGBT. O debate terá a participação especial do coordenador estadual de Políticas para Diversidade Sexual, Marcelo Gallego.

A programação encerra com a Sessão Solene em celebração ao Dia Municipal de Combate a Homofobia – instituído pela Lei Municipal nº 5824/14, a partir das 15h.