UFABC realizará mapeamento de áreas de risco em RP

Na manhã da última segunda-feira (8), o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko (PSB), recebeu representantes do Laboratório de Gestão de Riscos da Universidade Federal do ABC, a professora e vice-coordenadora do Laboratório, Kátia Canil; e o doutorando em Planejamento e Gestão do Território, Rodolfo Baesso Moura. No encontro, que contou com a presença de equipe técnica da Prefeitura, município e UFABC deram início às tratativas de apoio para o planejamento e execução de ações voltadas à gestão de riscos em áreas prejudicadas pelas chuvas do mês de março.

A Universidade Federal do ABC, por meio de ofício assinado por seu reitor, Dácio Matheus, manifestou apoio ao município nas ações que estão sendo adotadas pela Prefeitura. Para isso, colocou à disposição equipe técnica com experiência nesse tipo de mapeamento e análise de dados. 

A gestão de riscos envolve a identificação dos perigos, quantificação de riscos, estimativa de perdas e danos, e identificação de diretrizes e intervenções para redução de risco, auxiliando na tomada de decisões pela municipalidade.

Na manhã de segunda, equipes da Defesa Civil Municipal e de pesquisadores da UFABC percorreram as principais áreas afetadas pelas chuvas de março que assolaram a cidade, entre elas a Rua Caiçara e Avenida Rotary. A partir da vistoria, os profissionais do Laboratório de Gestão de Riscos da Universidade irão elaborar relatório com proposta de ações para dirimir riscos nesses pontos.