Prefeitura inaugura Coordenadoria da Mulher no CREAS

A Prefeitura Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu nesta terça-feira (25), cerimônia de entrega da Coordenadoria da Mulher. O novo espaço, situado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), disponibiliza equipe técnica para o apoio psicológico e assistência social às mulheres em situação de violência.

“Entregamos mais um importante instrumento para o fortalecimento das políticas públicas de proteção às moradoras e de promoção da igualdade de gênero, trabalho que realizamos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, dentro da Agenda 2030. Na Coordenadoria, garantimos melhor estrutura para as ações de nossas equipes, com acolhimento humanizado e suporte às mulheres dentro do recém-lançado Fluxo de Atendimento às Vítimas de Violência”, explicou o prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko (PSB).

O CREAS é uma unidade pública da política de Assistência Social que atende famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados – à Rua Batista Lion, 108 – Centro; atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h.

“A atual gestão ouviu as demandas do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e do Coletivo Mulheres na Trincheira e entendeu a necessidade da criação de políticas públicas eficazes no enfrentamento à violência contra a mulher. A união das mulheres e a participação de toda a sociedade é extremamente importante no combate à violência e no apoio dado às vítimas”, afirma a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

O serviço da Coordenadoria da Mulher também integra o novo Fluxo de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, apresentado pelo município no último dia 19 de março, durante as comemorações de aniversário da cidade e celebrações do Dia Internacional da Mulher.

O Fluxo está alinhado ao Plano de Governo da atual gestão, seguindo princípios da Agenda 2030 da ONU, atendendo também à demanda do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e do Coletivo Mulheres na Trincheira. A proposta é integrar e mobilizar serviços já existentes no município, buscando a humanização do atendimento às moradoras, além de promover o diagnóstico e políticas públicas eficazes no combate a esse tipo de violência.

O Fluxo compreende rede de serviços em assistência social, saúde, educação, segurança, atendimento ao trabalhador (PAT) e o Conselho Tutelar – identificados como principais portas de entrada das demandas de diversos tipos, entre as quais violência física, psicológica, patrimonial, emocional e sexual.

Estiveram presentes no evento o prefeito da Estância Adler Teixeira – Kiko; o vice-prefeito Gabriel Roncon; a primeira-dama Flávia Dotto; secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki; representantes do Coletivo Mulheres na Trincheira e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher; além de autoridades municipais.