Governo de São Paulo cria Operação Chuvas de Verão

O Governo de São Paulo em parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEPDEC/SP) realizam atividades da Operação Chuvas de Verão, que vai até o 31 de março.

Com o grande quantidade de chuvas e enchentes, o governo do Estado decidiu fazer oficinas para ajudar as pessoas a preservar a vida, reduzir os danos aos seres humanos, materiais e ambientais.

Vale destacar que, durante a operação, são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), específicos para escorregamentos e inundações, com o objetivo de prevenir e abrandar os impactos associados aos eventos típicos da estação.

Oficinas

A proposta é de otimizar e integrar os trabalhos para a obtenção da maior eficácia e produtividade dos recursos humanos e materiais. É importante frisar que a Defesa Civil Estadual também conta com uma ferramenta disponível em São Paulo para auxiliar a emitir alertas de riscos de desastres via SMS diretamente à população.

Alertas

O serviço foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e está sendo implementado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Todos os usuários de celular do Estado recebem gradativamente uma mensagem SMS, informando sobre a ativação do sistema.

Para se cadastrar, o cidadão só precisa responder a mensagem com o número do CEP de interesse. Desse modo, o usuário passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma probabilidade de risco mais severa na área que abrange o CEP indicado.

O cadastro pode ser feito em qualquer momento, mesmo que a pessoa não receba a mensagem inicial. Basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse. Para registrar mais de um endereço, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados.

Informações

Os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e têm o objetivo apenas de informar sobre um possível risco. A qualquer momento, a população pode buscar informações detalhadas no site da Defesa Civil Estadual, incluindo orientações sobre o que fazer em cada situação.

A vantagem do sistema SMS é ser acessível nos celulares mais simples, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados. Por isso, o alcance é potencialmente maior.