Prefeitura cataloga acervo dos museus municipais

Foram contemplados o Museu Histórico Municipal Família Pires, Museu Ferroviário Municipal João Evaristo de Abreu Duarte, Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias e Museu Aberto de Arte Contemporânea.

Os locais abrigam diversos tipos de acervo como litografias, esculturas, quadros, hemeroteca, biblioteca, iconografia, midiateca, painéis informativos, documentos textuais públicos e privados.

A catalogação é uma forma de preservação dos itens abrigados pela municipalidade. Somente do acervo tridimensional (objetos) do Museu Histórico, foi fotografado mais da metade dos itens, totalizando 354 objetos.

O relatório informa que a Pinacoteca Municipal abriga, no total, 17 esculturas e 299 quadros, entre eles obras das coleções Paisagens Históricas, Igrejas Históricas, Esther Mazzini, Paulo Acencio, entre outras coleções.  O Museu Aberto de Arte Contemporânea possui 84 obras de Lúcio Bitencourt, Maurício Chaer e outros.

Um dos principais destaques do relatório final de inventariação é o aumento das doações de acervo. Somente neste ano, foram doados mais de 4 mil itens para ao município. Entre as principais doações estão obras da artista plástica Ester Mazzini e do maestro Américo Del Corto, falecido em março de 2018.