Nesta semana, a cidade de Ribeirão Pires registrou entre segunda-feira (22) e sexta-feira (26), mais 14 óbitos de pessoas que aguardavam vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na fila CROSS (Sistema de Regulação de Vagas do Governo do Estado). Até então, o município registra um total de 33 mortes nesta fila.
Desde fevereiro, a cidade está operando com seus equipamentos lotados. Nesse sentido, o Hospital de Campanha está com 100% dos leitos ocupados há mais de um mês. Já a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia, tem atendido além de sua capacidade, inclusive intubando pacientes.
Segundo o Secretário de Saúde, Audrei Rocha, o número de casos de Covid-19 cresceu muito nas últimas semanas e a situação poderá ficar mais complicada caso continue dessa forma. Apesar disso, a prefeitura está tentando ampliar o número de leitos para poder atender a crescente demanda da doença.
No entanto, a empresa responsável pelo fornecimento de oxigênio, a White Martins, comunicou que não tem condições de dar um suporte maior do que já é fornecido. Nesse sentido, impossibilitando a ampliação das estruturas para o enfrentamento do coronavírus em Ribeirão Pires.
Atualmente, 15 pessoas aguardam por vaga no sistema CROSS. Dentre elas, 11 precisam de vaga em leitos de UTI. A cidade já registra 202 mortes causadas pela doença, além de 4.612 casos confirmados.


