Temperaturas caem mais de 15 °C e chuva forte atinge a região

Publicidade

Entre os dias 6 e 11 de outubro, as duas cidades terão mudanças bruscas no clima, com previsão de temporais e declínio acentuado de temperatura, segundo o Climatempo e o Inmet.

Foto: Diário de Ribeirão Pires

A semana começou com sol e calor em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, mas uma frente fria deve mudar completamente o tempo nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, a segunda-feira (6) será de sol entre nuvens, com máxima de 35 °C e mínima de 16 °C, marcando o último dia de calor intenso antes da chegada da instabilidade.

A partir da terça-feira (7), o cenário muda: há alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para declínio acentuado de temperatura, com queda superior a 5 °C, o que pode representar risco à saúde. A temperatura máxima prevista cai para 18 °C, e a mínima fica em torno de 14 °C, acompanhada de pancadas de chuva ao longo do dia.

O Inmet também emitiu alerta amarelo de chuvas intensas, válido entre a noite de segunda (6) e a manhã de terça (7), com possibilidade de precipitações entre 20 e 50 mm/dia, ventos de até 60 km/h e baixo risco de cortes de energia, alagamentos e queda de galhos. A Defesa Civil orienta a população a evitar se abrigar sob árvores e a não estacionar veículos próximos a torres ou placas de propaganda durante as rajadas.

Entre quarta (8) e sexta-feira (10), o Climatempo prevê dias nublados e períodos de chuva, com temperaturas variando entre 17 °C e 20 °C. Na sexta-feira (10), há chance de tempestades isoladas. No sábado (11), o tempo deve permanecer instável, com pancadas de chuva e leve elevação das temperaturas, chegando a 24 °C.

As autoridades reforçam o pedido para que moradores fiquem atentos às condições meteorológicas e adotem medidas de segurança em caso de rajadas de vento ou risco de alagamentos.

Emergência: Defesa Civil – 199 | Corpo de Bombeiros – 193