

Projeto está em andamento no DER e edital de licitação deve ser publicado no próximo semestre; obra é esperada há décadas pelos moradores da região.
Após mais de uma década de promessas, o projeto de duplicação da Rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), que liga São Bernardo do Campo a Suzano, passando por Ribeirão Pires, começa a sair do papel. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) confirmou que o projeto está em execução e que o edital de licitação será lançado no próximo semestre.
A duplicação da via é aguardada desde 2011, quando o então governador Geraldo Alckmin solicitou um estudo de viabilidade ao órgão. À época, a previsão era de que a obra fosse entregue em 2015, o que não se concretizou.
Segundo o DER, o cronograma de início das obras e os valores de investimento ainda serão definidos após a finalização do projeto e da publicação do edital. O órgão afirma que os estudos técnicos são essenciais para identificar os pontos críticos e propor intervenções que aumentem a segurança viária, como a construção de acostamentos, rotatórias, sinalizações e muretas de proteção.
Atualmente, cerca de 20 mil veículos trafegam diariamente pela rodovia, sendo 9.462 no sentido São Bernardo e 10.666 em direção a Suzano. Técnicos recomendam a duplicação de vias que ultrapassam 10 mil veículos por dia, o que reforça a necessidade urgente da intervenção.
Conhecida como “rodovia da morte” nos anos 2000, a SP-31 registrou 77 mortes apenas no primeiro semestre de 2012, segundo o Infosiga, sistema do Detran-SP. Com uma faixa em cada sentido, motoristas realizam ultrapassagens perigosas e invadem o acostamento, enquanto pedestres caminham por áreas de risco devido à falta de infraestrutura adequada.
Enquanto o projeto não é concretizado, o DER anunciou a instalação de radares nos quilômetros 41,8 e 53,9, em Ribeirão Pires, como medida temporária para coibir o excesso de velocidade.
