“Chupa-cabra” é encontrado em caixas eletrônicos do Banco do Brasil

Dispositivo foi descoberto na tarde deste sábado (14), no Banco do Brasil, e levou ao fechamento temporário da agência para segurança dos clientes.

Por volta das 13h deste sábado (14), um dispositivo “chupa-cabra” foi localizado nos caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil, situada na Avenida Miguel Prisco, no Centro de Ribeirão Pires. O equipamento é utilizado para capturar informações de cartões e dados bancários de forma clandestina.

“Chupa-cabra” foi encontrado nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, dispositivo fraudulento capturava dados de cartões bancários, banco foi fechado – Foto – DiárioRP

Após a descoberta, a agência foi fechada para uso dos clientes, e a equipe da ROTAM da GCM (Guarda Civil Municipal) foi acionada para preservar o local. Além disso, os guardas alertaram os clientes a não utilizarem os caixas eletrônicos enquanto a situação era averiguada. A perícia especializada foi chamada para retirar o dispositivo e iniciar as investigações.

Como funciona o “chupa-cabra”?

O “chupa-cabra” é um dispositivo fraudulento instalado em caixas eletrônicos para roubar dados de cartões bancários. Ele geralmente é acoplado na entrada do cartão e pode ser acompanhado de câmeras escondidas ou teclados falsos para capturar senhas digitadas pelos usuários. Com as informações coletadas, criminosos conseguem clonar cartões e realizar transações fraudulentas.

Alerta das autoridades

As autoridades orientam os clientes a seguirem algumas medidas de segurança para evitar cair nesse tipo de golpe:

  • Verifique o caixa eletrônico antes de inserir o cartão. Se houver sinais de algo irregular, como peças soltas ou objetos estranhos, não utilize.
  • Sempre proteja o teclado ao digitar a senha, cobrindo-o com a mão.
  • Prefira realizar operações bancárias em locais com segurança monitorada.
  • Caso perceba algo suspeito, comunique imediatamente a instituição financeira ou as autoridades competentes.

O caso será investigado para identificar os responsáveis pela instalação do dispositivo. Enquanto isso, os clientes da agência devem aguardar a liberação dos caixas eletrônicos para uso.