Ribeirão Pires deverá ganhar uma nova estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que está prevista no projeto da Segregação Sudeste da MRS Logística. O plano prevê a implantação de uma nova via de trens cargueiros na região da Linha 10-Turquesa, com o objetivo de eliminar as interferências com os trens de passageiros e aumentando o fluxo de cargas.
Devido ao tombamento da Estação Ribeirão Pires, não é possível realizar qualquer alteração drástica. Com isso, a opção para permitir a segregação de cargas é utilizar as vias existentes. Para não prejudicar os passageiros, a MRS está elaborando o projeto da nova Estação para ser construída ao norte da atual, após a passagem para os pedestres.
A nova estação deverá possuir um mezanino que sirva como passarela de transposição acessível para ambos os lados da ferrovia. A estação deverá ter, inicialmente, configuração em plataforma central. Caso o TIC Eixo Sul (Santos) seja implantado utilizando as vias existentes, o projeto prevê a implantação de uma via adicional juntamente com uma nova plataforma, neste caso a estação passaria a ter configuração de plataformas laterais.
As novas vias de passageiros deverão passar pela parte de trás da plataforma sentido Jundiaí (Luz), sem interferir com as edificações. A estação antiga será desativada.
Contudo, as obras da Segregação Sudeste da MRS não tem prazo para serem iniciadas. A concessionária deverá investir R$ 1,1 bilhão, que tem cronograma estimado de conclusão em aproximadamente oito anos.