MRS construirá uma nova estação na Estância

Ribeirão Pires deverá ganhar uma nova estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que está prevista no projeto da Segregação Sudeste da MRS Logística. O plano prevê a implantação de uma nova via de trens cargueiros na região da Linha 10-Turquesa, com o objetivo de eliminar as interferências com os trens de passageiros e aumentando o fluxo de cargas.

Devido ao tombamento da Estação Ribeirão Pires, não é possível realizar qualquer alteração drástica. Com isso, a opção para permitir a segregação de cargas é utilizar as vias existentes. Para não prejudicar os passageiros, a MRS está elaborando o projeto da nova Estação para ser construída ao norte da atual, após a passagem para os pedestres.

A nova estação deverá possuir um mezanino que sirva como passarela de transposição acessível para ambos os lados da ferrovia. A estação deverá ter, inicialmente, configuração em plataforma central. Caso o TIC Eixo Sul (Santos) seja implantado utilizando as vias existentes, o projeto prevê a implantação de uma via adicional juntamente com uma nova plataforma, neste caso a estação passaria a ter configuração de plataformas laterais.

As novas vias de passageiros deverão passar pela parte de trás da plataforma sentido Jundiaí (Luz), sem interferir com as edificações. A estação antiga será desativada.

Contudo, as obras da Segregação Sudeste da MRS não tem prazo para serem iniciadas. A concessionária deverá investir R$ 1,1 bilhão, que tem cronograma estimado de conclusão em aproximadamente oito anos.