Akira Auriani permanece liderando a disputa pela Prefeitura de RGS

O pré-candidato e ex-vereador Akira Auriani (PSB) lidera com folga a disputa pela Prefeitura de Rio Grande da Serra. O levantamento ouviu 400 eleitores entre os dias 7 e 11 de junho. A margem de erro é 4,9% para mais ou para menos. A pesquisa foi divulgada pelo ‘Olhar Público Pesquisas’.

Auriani aparece com larga vantagem sobre o segundo colocado no primeiro cenário apresentado, com mais candidatos ao posto. O socialista foi escolhido por 54% dos entrevistados, enquanto o atual vereador Akira do Povo (Podemos) recebeu 14% da intenção dos votos.

No mesmo quadro, a atual prefeita Penha Fumagalli (PSD) aparece com 7%, seguida por Aarão Teixeira (Democracia Cristã) com 3% e Dayana Franco (União Brasil) com 2%. Brancos e nulos correspondem a 11%, não sabem ou não quiseram responder somam 9%.

Já no segundo cenário, em uma possível disputa com apenas três candidatos, Auriani amplia a vantagem para 57%. Akira do Povo se mantém na segunda colocação com 16%, enquanto Penha Fumagalli foi escolhida por 9% dos entrevistados. Brancos e nulos são 12%. Não souberam ou não quiseram responder correspondem a 6%.

Na resposta espontânea, o pré-candidato pelo PSB foi mencionado por 29% do eleitorado, enquanto Akira do Povo foi lembrado por 4% dos entrevistados, seguido por Penha Fumagalli com 3%. O ex-prefeito Kiko Teixeira (2%) e Professora Marilza (1%) também foram citados neste grupo. Brancos e nulos somam 51%. Não quiseram ou não souberam responder são 10%.

Rejeição

No quesito rejeição, 53% dos eleitores afirmaram que não votariam na atual prefeita Penha Fumagalli. Enquanto o atual vereador Akira do Povo foi citado por 18%, seguido por Aarão Teixeira (17%), Akira Auriani (9%) e Dayana Franco (7%).

Avaliação do atual governo

A pesquisa ainda realizou a avaliação do governo, sob a gestão de Penha Fumagalli. Vice de Claudinho da Geladeira na última eleição municipal, a atual prefeita ascendeu ao cargo após a cassação de seu aliado político pela Câmara Municipal de Rio Grande da Serra, sob acusação de fraude na vacinação contra a Covid-19 e falta de respostas a requerimentos.

O levantamento mostrou que 40% dos entrevistados classificaram a gestão de Penha como péssima. 21% definiram como ruim, enquanto 13% consideram regular. 18% acham a gestão atual boa, enquanto 2% se referem ao governo como ótimo.

A pesquisa está registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), sob o protocolo SP-04247/2024.