Estância terá nova estação da CPTM devido a projeto da MRS

Na última audiência pública do EIA/RIMA – Segregação Sudeste do Transporte Ferroviário de Cargas de Trevo Central Compartilhado, que aconteceu na última semana, foi informado que a Estação Ribeirão Pires, na Linha 10-Turquesa da CPTM, deve ser reconstruída ao lado da atual.

Segundo os representantes do governo estadual, o atual prédio é tombado por órgãos do patrimônio histórico, por isso uma nova estação deverá ser erguida, para preservar o patrimonio.

Além disso, outras estações da Linha 10-Turquesa passarão por reformas, devido a concessão da malha administrada pela MRS Logística, que foi renovada até 2056. Como parte dos compromissos assumidos, está a implantação, até 2034, de uma nova ferroviária segregada de 35 km. O projeto tem como objetivo resolver o problema de compartilhamento da via férrea entre os trens de passageiros e os trens de carga da MRS.

O projeto foi objeto de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e de um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), concluídos em novembro de 2023, e agora está em análise pela Cetesb para a fase de licença prévia, devido aos possíveis impactos ambientais e sociais.

Já a Estação Rio Grande da Serra não passará por intervenções neste momento.