Enel identifica casos de furto de energia em comércios

A Enel Distribuidora São Paulo realizou operações planejadas durante o mês de agosto, com apoio da Polícia Civil, para identificar casos de furto de energia. Em Ribeirão Pires, dois estabelecimentos comerciais realizavam a prática.

No total, 28 locais da região metropolitana foram vistoriados e quase todos apresentavam irregularidade na medição do consumo de energia. Dentre eles, foram constatadas 27 fraudes. Em Mauá a empresa identificou quatro casos.

De acordo com a Enel, as fraudes atestam que o furto de energia não acontece somente nas residências e comunidades, mas também em estabelecimentos comerciais. A prática é considerada crime e prevê pena de um a oito anos de reclusão.

A empresa reforça que o furto pode afetar a qualidade do serviço prestado e coloca em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica.

Somente neste ano, a empresa realizou 313 inspeções na região e identificou 298 irregularidade. As ações resultaram em 147 prisões.

Por fim, questionamos a Enel sobre as empresas onde identificaram os casos ou os bairros onde elas se encontram. A empresa informou somente que não divulga esse tipo de informação.