Câmara aprova criação de “Sala do Afeto” para acolher pessoas autistas

Nesta quinta-feira (24), a Câmara Municipal de Ribeirão Pires aprovou o Projeto de Lei sobre a criação do espaço “Sala do Afeto” (Calm Zone), destinado a acolher crianças, adolescentes e adultos autistas, bem como seus acompanhantes, em momentos de crise e agitação.

De acordo com o documento, de autoria do vereador Edmar Oldani (PSD), as salas serão instaladas em locais como shopping centers, escolas, hipermercados, mercados, ginários poliesportivos e estabelecimentos similares, privados ou públicos. O local será projetado para atender as necessidades específicas das pessoas autistas, promovendo um ambiente seguro, tranquilo e acolhedor.

Além disso, os espaços deverão obedecer ao protocolo ABA – Análise de Comportamento Aplicada, que identifica as diferentes necessidades indivíduais, visando maior integração com os demais frequentadores do estabelecimento.

A lei segue para sanção do Prefeito, Guto Volpi (PL).


Ordem do Dia – Ainda durante a sessão plenária desta quinta-feira, o Legislativo também aprovou o PL nº 0048/2023, que institui a Semana Municipal da Saúde da Mulher no município, de autoria do vereador Leonardo Biazi; e o projeto de lei nº 0049/2023, que institui a campanha municipal “Vini Júnior”, voltada ao combate ao racismo nos ginásios e arenas esportivas, de autoria do presidente da Câmara e vereador Paulo Cesar Ferreira (PC). Ambos documentos também serão encaminhados para sanção pelo Executivo.