5 Escolas Estaduais da região registraram casos de Covid-19 em maio

Publicidade

Um levantamento realizado pela Apeoesp (Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), identificou cerca de 82 casos de Covid-19 entre alunos e funcionários de 11 escolas estaduais, localizadas no Grande ABC. Em Ribeirão Pires, os casos estariam presentes em cinco unidades escolares, com ao menos 35 alunos infectados. A Prefeitura nega os casos de infecção entre alunos.

De acordo com as informações da Associação, as notificações ocorreram entre os dias 11 e 25 de maio. Segundo especialistas, os serviços de saúde têm observado um aumento nas infecções por Covid em crianças com mais de 5 anos, que já poderiam estar vacinadas. Além disso, eles defendem que o uso obrigatório de máscaras nas unidades escolares seja retomado.

No município, ao menos cinco escolas registraram casos da doença. Dentre elas, duas notificações na E.E. Antônio de Pádua Paschoal de Godoy e duas na E.E Comendador Emílio Sortino; três casos na E.E Francisco Prisco; 14 registros na E.E Mário Alexandre Faro Nieri, bem como 14 notificações na E.E Alvaro de Souza Vieira.

Levantamento da Prefeitura

Questionamos a Prefeitura de Ribeirão Pires sobre o levantamento realizado, e quais as medidas seriam tomadas sobre o assunto. Em nota, o Paço confirmou apenas 11 casos de Covid-19 nas escolas estaduais, mas todos se tratando de adultos e nenhum referente à crianças. Eles também alegaram que as demais notificações se tratavam de outras doenças, como gripe e sinusite aguda.

Ainda de acordo com a nota, ainda hoje haveria uma reunião para decidir o retorno ou não da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados na cidade.

Leia a nota na íntegra

“Conforme levantamento, a Secretaria de Saúde confirma apenas 11 casos de Covid-19 nas escolas estaduais, todos se tratando de adultos. Nenhum caso referente à crianças.

As outras notificações, conforme CID, tratavam-se de sinusite aguda e gripe entre outros casos. 

Ainda hoje, haverá uma reunião para a decisão do retorno ou não da obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados na cidade. Quando a decisão for tomada, a Secretaria de Saúde irá fazer o comunicado.”

Mais informações em breve