Diogo Manera: Mais um vereador acomodado

Há alguns dias, iniciamos a série de reportagens sobre os vereadores da cidade. Ao todo serão 17 reportagens mostrando o trabalho dos parlamentares municipais. Nos textos, nossos jornalistas também darão a opinião sobre o trabalho de cada legislador. Toda terça e quinta, sairá uma matéria nova. Na última quinta-feira (30), o vereador da vez foi Archeson Teixeira (Rato).

O sexto parlamentar da lista é o vereador Diogo Manera (PSDB). Manera é conhecido por ter sido Secretário de Infraestrutura Urbana em anos anteriores. No comando da pasta, o atual vereador foi questionado várias vezes sobre serviços não realizados, no entanto, o caso foi deixado de lado devido a ausência de Diogo.

Apesar da controvérsia quando exercia a função de Secretário, Diogo Manera foi eleito com 1.048 votos para ser vereador entre os anos de 2021 e 2024. Na nova função, o trabalho de Manera ainda é um pouco medíocre, no sentido mais puro da palavra (de qualidade média, comum). Todavia, dois projetos de leis idealizados por ele dão esperança de que, talvez no futuro, Diogo seja capaz de desenvolver ideias que sejam compatíveis com a realidade da população.

Aprovado em março deste ano, um projeto do vereador trouxe obrigatoriedade para empresas de transporte público fornecerem produtos antissépticos gratuitamente para o público geral. Em uma pandemia interminável, o negacionismo em relação a covid-19 é um grande problema, e projetos como esse reforçam a importância das medidas de segurança. Outro projeto de destaque é a PL que reserva vagas de estacionamento para gestantes, este que surgiu após uma experiência pessoal de Diogo com sua esposa grávida.

É a partir das vivências e observações feitas por Diogo Manera que surgem alguns de seus requerimentos mais interessantes. São diversos focados na revitalização de pontos importantes da cidade, itinerário de transporte (que tem sido um grande problema para munícipes), e cobranças à SABESP e ENEL.

Por outro lado, isto também o limita, o parlamentar parece pouco inspirado para tomar iniciativas que não fazem parte do universo dele. Como resultado, isso impede que ele crie projetos que causem impacto significativo na vida do ribeirão-pirense. Ele não é o único, mas fica aquele gosto amargo na boca quando paramos para analisar os parlamentares de nossa cidade. Se manter na zona de conforto beneficia quem? Ou melhor, quem sai mais prejudicado nessa história?

Alessandro Dias
Alex Aparecido (Sapão)
Amanda Nabeshima
Anderson Benevides
Archeson Teixeira (Rato)
Diogo Manera
12/10 – Edmar Oldani (aerocar)
14/10 – José Nelson da Paixão
19/10 – Koiti Takaki
21/10 – Lau Almeida
26/10 – Leandro Tetinha
28/10 – Luiz Gustavo Volpi (Guto Volpi)
02/11 – Marcia Coletiva de Mulheres
04/11 – Professor Paulo Cesar
09/11 – Sandro Campos
11/11 – Sargento Alan
16/11 – Valdir Nunes