Prédios públicos de RGS não têm segurança contra incêndio

Os prédios públicos de Rio Grande da Serra não contam com proteção contra incêndios, e sequer têm licença do Corpo de Bombeiros para funcionar.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um documento que libera os prédios para funcionamento. Para a liberação, é necessária uma vistoria no local para garantir que a edificação segue todas as normas de segurança. O documento se tornou obrigatório em todo o estado de São Paulo desde 2001, quando foi publicado o decreto 46.076.

No entanto, não é o que ocorre na prática, pelo menos não nos prédios públicos da região. Desde 2016, o DiárioRP vem denunciando as irregularidades em prédios públicos, como na Rodoviária, no Parque Oriental, e até mesmo nas escolas do município.

Este mês, nossa equipe visitou vários prédios da administração pública de Rio Grande da Serra e encontrou falta de extintores de incêndios e até vencidos, como na Secretária de finanças, UBS central. Na UPA é possível ver estampado na recepção, um certificado do corpo de Bombeiros vencido há cerca de quatro anos, desde 2017.

O DiárioRP procurou a prefeitura de Rio Grande da Serra para comentar sobre o caso, mas há 13 dias aguarda resposta, sem nenhum retorno.