No dia do jornalista, Kiko perde processo contra o DiárioRP

O ex-prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira (PSDB), sofreu uma derrota, nesta quarta-feira (7), em uma ação judicial que movia contra o jornal Diário de Ribeirão Pires e os jornalistas Rafael Ventura e Guilherme Duarte, diretores do periódico. A decisão ocorre no dia em que é comemorado o Dia do Jornalista.

Teixeira entrou com uma ação depois de ser derrotado nas eleições do ano passado pelo atual prefeito da cidade, Clóvis Volpi (PL). Na ação, Kiko argumentava que a chapa eleita utilizava o jornal como palanque político para fazer críticas a ele com o intuito de beneficiá-los.

No entanto, para a Juíza Maria Carolina Marques Caro Quintiliano, não houve excesso por parte do jornal, que apenas cumpriu seu dever de informar sobre os fatos que ocorriam na cidade à época. “Neste passo, o Jornal Diário de Ribeirão Pires publicou diversas reportagens, das quais tanto o candidato dos representantes, como os candidatos representados viam as suas
ações positivas e negativas expostas, conforme comprovado nos autos pelos exemplares”, escreveu a juíza em sua decisão.

Ainda na decisão a juíza complementa que “todas as informações revestem-se de cunho informativo e, ainda, há que sopesar que as pessoas públicas têm que conviver com situações adversas ao seu interesse, mas que não significa favorecimento do interesse de outras. Portanto, não restou evidenciado favorecimento aos candidatos representados, vez que dos exemplares juntados aos autos, assim como das publicações veiculadas nas mídias digitais, encontram-se diversas noticias sobre ambos os candidatos, sendo por vezes positivas ou negativas.” e julgou improcedente a denúncia contra o DiárioRP e seus jornalistas.

“Receber esta informação no dia do jornalista é extremamente simbólico. Exatamente porque fomos perseguidos durante todo o período eleitoral por militantes do candidato Kiko Teixeira, que chegaram a invadir o carro do jornal e roubar exemplares impressos. Hoje, a justiça mostra que em um estado democrático, é preciso conviver com críticas e posições adversas às suas. Mais uma vitória da democracia”, comemorou o jornalista Rafael Ventura.