Moradores enfrentam fila de mais de 3 horas para vacinação em RP

Nesta segunda-feira (01), moradores enfrentaram fila de mais de três horas no drive-thru, para vacinação no Complexo Ayrton Senna – em Ribeirão Pires. De acordo com os munícipes, faltou uma organização melhor da prefeitura para o processo.

A ação, vacina nesta semana pessoas com 80 anos ou mais em primeira dose; bem como, idosos com mais de 90 anos e profissionais da saúde em segunda. A fila de carros começou por volta das 6h, para a imunização que iniciou às 08h.

Nesse sentido, os carros que esperavam para o drive-thru, formaram um trânsito quilométrico, que começava desde a rua Miguel Prisco, por volta do número 525; passavam pelo Avenida Prefeito Valdírio Prisco; entrava na rua Primeiro de Maio e em seguida na rua dos Autonomistas. E só daí, era possível o acesso ao Complexo, através da via interior da Valdírio Prisco.

Dessa forma, idosos e acompanhantes reclamaram das condições de espera. Uma vez que os pacientes não podiam ir no banheiro ou tomar água; além de ter que esperar horas em meio as altas temperaturas desta segunda-feira. Aquires José de 50 anos, levou a mãe Maria José Letiere de 85 anos e a tia Vilma Bertoldo de 82 anos, para tomarem a vacina. Mas, apesar do alívio com a imunização, reclamou das condições de espera.

“Ficamos aliviados pela vacina, estamos aqui há quase três horas e meia e não aguentamos mais. Achamos que deveria ser mais organizado, as pessoas que não vieram de carro estão se aglomerando. Falam que está tudo lotado e promovem isso? Eles não estão ligando se a minha mãe e tia estão com sede, se precisam ir no banheiro ou de qualquer coisa, deveria ser uma coisa mais rápida”, disse.

Retorno da prefeitura

Contudo, o Paço não respondeu nossa equipe sobre a possibilidade de distribuição de água no local. Porém, divulgou um comunicado justificando a concentração dos pacientes em local único. Do mesmo modo, afirmou que estuda instalar banheiros químicos na região.

Veja a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, está avaliando a possibilidade de Instalação de banheiros químicos ou distribuição de água aos idosos que estão na fila da vacinação contra a covid-19. 

Com relação a distribuição da vacinação em diferentes pontos: A prefeitura esclarece que centralizou a vacinação em um único ponto e remanejou profissionais para fazer um mutirão da vacinação, para atender toda a demanda necessária. 

Na vacinação das faixa-etárias anteriores, que era realizado nas UBS, muitas vezes as equipes ficavam ociosas, esperando a chegada de pessoas para serem vacinadas, por isso, que para a vacinação a partir dos 80 anos, houve a centralização no Complexo Ayrton Senna.”