Na tarde desta quarta-feira (24), o governador João Dória (PSDB) anunciou toque de recolher em Ribeirão Pires, bem como, para todo o estado. De acordo com o político, a restrição de circulação acontece das 23h às 5h – a partir desta sexta-feira (26).
Nesse sentido, para Dória, a medida complementa o plano SP de flexibilização econômica. Desde o dia 3 de fevereiro, Ribeirão Pires está na fase amarela; com a permissão do funcionamento de comércios e restaurantes por 12 horas, até às 22h. O limite de ocupação para os estabelecidos é de 40%.
No final de janeiro, o estado já havia tentado diminuir a circulação, quando colocou todo o estado na fase vermelha do Plano SP, aos fins de semana e das 20h às 6h – nos dias úteis.
Inicialmente, a medida seguiria até o dia 7 de fevereiro, mas, a pressão dos comerciantes fez João Dória voltar atrás depois do primeiro fim de semana com as regras em vigor.
Contudo, o governo justifica a ação de restrição, pois o estado registrou o maior número de internações em UTI por Covid-19; desde o início da pandemia – segundo dados da Secretaria de Saúde estadual.