Ribeirão Pires mobiliza ação para atendimento aos moradores de rua

Tendo em vista a crise econômica por conta da pandemia do novo Coronavírus e o consequente aumento do número de moradores em situação de rua, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) está mobilizando a ação integrada de diversos setores do poder público para qualificar o atendimento a este público.

Na manhã desta sexta-feira, o secretário de Assistência Social e Cidadania (SASC), Leonardo Biazi, promoveu reunião com representantes da Guarda Civil Municipal (GCM), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Secretaria de Saúde; Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires (ACIARP); e Associação Acolhida com Esperança da Grande São Paulo – Casa de Acolhida.

“O trabalho vai além da assistência social. É preciso atendimento, encaminhamento e acompanhamento dos casos; trabalhando a autonomia dos indivíduos, avaliando questões de saúde mental, vínculos familiares entre outros aspectos que impactam na prestação de serviços de diversos setores públicos municipais”, explicou o titular da Pasta.

Atualmente, a maioria dos moradores em situação de rua da Estância são dependentes químicos ou alcóolicos, com vínculos familiares rompidos ou inexistentes; além de poucos casos de idosos que não aceitam acolhimento de Casas de Longa Permanência.