Greve dos Correios impossibilita 700 mil entregas na região

Uma estimativa realizada pelo Sindect (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo, Região Metropolitana de São Paulo e Zona Postal de Sorocaba) apontou que por volta de 700 mil objetos deixaram de ser entregues no Grande ABC, uma média de 100 mil por dia.

A região possui 19 centros de distribuição de entregas, com cerca de 1.200 funcionários. Aproximadamente 80% dos empregados aderiram à greve, que se iniciou na segunda-feira (17).

A categoria protesta contra a retirada de direitos trabalhistas pela estatal e pela falta de medidas para proteger os funcionários durante a pandemia de Covid-19. A empresa cancelou no dia 1º de agosto, 70 de 79 cláusulas do acordo de convenção coletiva.

O Ministério Público do Trabalho, por meio da Procuradoria Geral do Trabalho, requereu nesta terça-feira (25) oficialmente ao TST (Tribunal Superior do Trabalho) a reabertura do processo que resultou no dissídio coletivo com validade por dois anos.

No pedido, o MPT destacou a insegurança jurídica provocada pela decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Na sexta-feira (21), o STF havia suspendido o acordo coletivo da categoria.