Dificuldade no atendimento causa transtorno na Enel de Ribeirão Pires

Nesta sexta-feira (14), o DiárioRP flagrou aglomerações de clientes no estabelecimento da Enel, situada na rua João Domingues de Oliveira, centro de Ribeirão Pires. Segundo apuração, o atendimento prioritário para deficientes não estava sendo respeitado.

A Lei federal 10.048/00 assegura a pessoas com deficiência, idosos, gestantes, indivíduos com crianças de colo e obesos o direito a atendimento prioritário em repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos.

A consumidora Raquel Guazzelli, moradora do município, estava acompanhada de seu marido Evandro, e relatou à nossa equipe que enfrentou complicações para o atendimento prioritário. Raquel precisou ir presencialmente ao estabelecimento, devido as dificuldades para solucionar o aumento de suas contas de luz, que passaram de R$200,00 para R$800,00 por mês.

Ela e o marido, que é cardiopata – e está no grupo de risco para Covid-19 – ficaram mais de 1h esperando para serem atendidos. Raquel relata que só recebeu suporte da empresa, após o marido acionar uma viatura da Polícia. Ela registrou Boletim de Ocorrência após o incidente.

“Eu não queria essa situação. O Evandro começou a ficar desesperado, e começou a ficar nervoso… E nervosismo pra ele não é legal. Ele falou que ia chamar [a Polícia], e o guarda respondeu “chama quem quiser, é assim e acabou””, declarou.

Questionada sobre os acontecimentos, a Enel afirmou que respeita as leis vigentes e prioriza idosos e deficientes. A companhia informou que começou a disponibilizar, a partir desta sexta, atendimento com horário marcado nas lojas físicas, que poderá ser realizado diretamente pelo site (www.eneldistribuicaosp.com.br).

A empresa disse que trabalha na melhoria e ampliação de algumas lojas, a fim de garantir maior capacidade de atendimento. A companhia reiterou que irá abrir lojas provisórias de campanha, para dar assistência aos consumidores.