blank

O assessor de Relações Parlamentares do vereador Amaury Dias (PSDB), Thiago Pinon Nabeshima, recebeu o Auxílio Emergencial disponibilizado pelo Governo Federal, devido a pandemia de covid-19.

O auxílio emergencial foi criado em abril deste ano, para ajudar trabalhadores sem carteira assinada, autônomos, MEIs e desempregados durante a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. O auxílio visa beneficiar famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos por família.

Continua Após a Publicidade

Segundo o Portal da Transparência, o assessor, que é servidor público contratado pela Câmara Municipal, já recebeu três parcelas de R$600,00 com início no mês de maio. Thiago tem uma remuneração mensal de R$ 2.354,75, de acordo com informações da própria Câmara do município.

Em julho, a Procuradoria Geral da União (PGU) anunciou que pelo menos 233 servidores públicos da cidade estavam recebendo o auxílio. Além disso, o irmão do vice-prefeito, Gabriel Eid Roncon (PTB), também recebeu o dinheiro. À época, ele disse que ia devolver o valor, mas quando solicitado, não enviou comprovantes à nossa equipe.

Procurado, o assessor Thiago Pinon afirmou que recebeu o auxílio emergencial, no entanto está providenciando a devolução por meio de seu advogado. Confira a declaração completa:

“Em atenção ao que me fora questionado, muito embora trate de meu sigilo bancário, informo, pois, que de fato tinha me sido concedido três parcelas do benefício emergencial, da qual recebi duas prestações, referentes à Março em Abril, de Abril em Maio e de Maio em Junho, como passei a trabalhar de maneira formal e com registro à partir de 02/06/2020, o que me informaram seria que o benefício em questão NÃO MAIS ME SERIA PAGO, pois, com base nos dados previdenciários, o mesmo benesse seria CANCELADO. Ocorre que, de fato recebi o mesmo (benefício emergencial) no dia 05/08/2020, para minha surpresa procurei a Caixa Econômica Federal e a mesma me informou que deveria ser devolvido judicialmente, o que estou providenciando por meio de advogado!”