Prefeitos do ABC ignoram técnicos de saúde do Estado e vão reabrir cidades.

Os prefeitos da sete cidades do Grande ABC Paulista decidiram na tarde desta sexta-feira (5) que vão contrariar as medidas da equipe técnica de saúde do Estado de São Paulo e vão iniciar a reabertura das empresas e flexibilização da quarentena.

De acordo com o relatório assinado pelos prefeitos, as cidades devem seguir diretrizes próprias em cada município, apoiados do Plano São Paulo, divulgado pelo Governo Estadual, que contem cinco fases graduais de reabertura.

De acordo com o Consórcio Intermunicipal, a partir desta semana, devem ser liberados, escritórios, shoppings, concessionárias, atividades imobiliárias e alguns outros comércios. Caberá aos prefeitos criar decretos específicos em suas devidas cidades com as regras da flexibilização.

O Governo do Estado, no entanto, ainda é contra a reabertura da região neste momento. De acordo com a equipe técnica de saúde, ainda não há leitos e respiradores suficientes para atendimento se os casos continuarem aumentando. Apenas em Ribeirão Pires, foram sete mortes e 47 novos casos nos últimos sete dias. No ABC até 3 de junho, data da última atualização do Consórcio Intermunicipal, eram mais de oito mil casos confirmados na região (8.314) e 647 mortes.

O Estado, no entanto, deve enviar respiradores às sete cidades nos próximos dias para que possa agilizar a flexibilização nas próximas semanas, e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, deve se reunir novamente com os prefeitos neste sábado (6) para tentar fazer com que eles possam reconsiderar a flexibilização e aguardar mais um pouco.