blank

Desde o início de maio é obrigatório que pessoas utilizem máscaras em todos os espaços públicos do Estado de São Paulo, inclusive nas vias públicas, como calçadas, praças, calçadões, ruas, entre outros. O Decreto foi assinado pelo Governador João Dória e entrou em vigor no dia 5.

Quem desobedecer pode ser multado. os valores da multa variam entre R$ 276 e R$ 276 mil. Os infratores também podem ser condenados a penas que variam de um a quatro anos de prisão. A fiscalização deve ser realizada pelas prefeituras municipais.

Em Ribeirão Pires, no entanto, é possível verificar que a regra não vem sendo cumprida por parte da população. É possível ver pessoas caminhando pelos espaços públicos sem utilizar máscaras, inclusive quando estão perto de bases da Guarda Municipal. Até funcionários da prefeitura já foram flagrados prestando serviço sem o uso do equipamento de segurança.

Continua Após a Publicidade

Em abril, o Blog do Ventura denunciou que o prefeito Kiko Teixeira (PSDB) já havia solicitado informalmente à Guarda Municipal que não multasse pessoas que descumprissem o isolamento social por medo de perder votos nas eleições deste ano. A ordem, aparentemente, continua a vigorar.

Procurada, a Prefeitura rebateu dizendo que realiza a fiscalização e orientação, conforme determinado pelo Decreto Estadual. No entanto não é o que pode se ver nas ruas. Até mesmo em frente de Guardas Municipais, há pessoas sem o uso do equipamento obrigatório.

Ainda nesta terça feira (19), a Câmara Federal também aprovou um projeto de lei que obriga o uso de máscaras em todo o território nacional. De acordo com o projeto, que agora deve ser votado no senado, seu uso será obrigatório em ambientes fechados de uso comum, estabelecimentos comerciais, bancários, industriais, de prestação de serviços, em locais de livre circulação de pessoas e em transportes públicos e individuais de passageiros, como já é obrigatório no estado de São Paulo.

Veja fotos abaixo. Todas tiradas nesta terça-feira (19).

  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank