Bons índices de isolamento em Ribeirão Pires podem manter cidade longe de eventual lockdown

Na coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira (18), o governador João Dória (PSDB) anunciou o desejo de antecipar feriados em todo estado.

A medida tem como base os altos índices de isolamento que são alcançados nos finais de semana e nos feriados. Mas o plano ainda precisa ser aprovado pelos deputados estaduais.

A data que o governador deseja antecipar, de maneira urgente, é o da Revolução Constitucionalista – que é comemorado, oficialmente, no dia 09 de julho. O projeto prevê que o feriado aconteça já na próxima segunda-feira (25).

Dória afirma que o projeto de antecipação de feriados é uma medida para evitar outra mais radical. “Não estamos decretando nem recomendando lockdown. Temos protocolo para isso, mas esta iminência não existe nesse momento”, disse o governador, que já afirmou, em outras coletivas, que um eventual lockdown seria feito de maneira local – ou seja, por região.

Isolamento Social

A meta do governo é 60% mas o número ideal citado por especialistas é de 70%, de forma a achatar a curva de infecção e evitar um colapso do sistema de saúde.

Neste sábado (16), a taxa de isolamento ficou em 50% no estado e em Ribeirão Pires. Já no domingo (17), a taxa subiu para 54% no estado e 55% em Ribeirão Pires.

Dando certo ou não (a medida de antecipação), Ribeirão Pires – que figura com frequência no ranking dos melhores índices de isolamento, alcançou 65% no último feriado, em 01 de maio.