Consórcio ABC desiste de comprar testes rápidos para Covid-19

As sete cidades não irão adquirir, por enquanto, os um milhão de kits para testes do Covid-19. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC comunicou a decisão após reunião por videoconferência com o coordenador do Centro de Contingência para o Coronavírus do Estado de São Paulo, David Uip, na última quarta-feira (15). Ribeirão Pires receberia cerca de 44 mil testes.

Durante a videoconferência, foi orientado aos municípios da região para aguardarem uma posição do Governo do Estado antes de realizar qualquer compra de testes de Covid-19. “Peço para aguardarem novas informações que vamos repassar. Vou entrar em contato com vocês sobre o melhor teste e o melhor momento para a fazer a aquisição”, afirmou Uip.

Além disso, em resposta ao DiárioRP, o Consórcio ABC revelou que alguns problemas envolvendo as negociações também foram cruciais para a desistência da aquisição dos testes. A entidade reitera que aguardará a posição do Governo antes de realizar qualquer outra compra.

Confira a resposta do Consórcio ABC ao DiárioRP:

O Consórcio ABC realizou estudos técnicos e de mercado que apontaram então a disponibilidade de testes rápidos na China. No entanto, no decorrer das negociações com a importadora, o fabricante optou por vender seus lotes para os Estados Unidos, que apresentaram  condições mais vantajosas para a companhia. Com a indisponibilidade de testes nos mercados, as empresas interessadas não conseguiram apresentar a carta de intenção de compra (LOI) que garantisse a entrega do material às prefeituras, inviabilizando a importação do material.