A Defesa Civil de Ribeirão Pires, representada por seu coordenador César Theodoro, recebeu no último dia 16, a menção honrosa pelo “Dia de Proteção aos Animais”. 

A homenagem foi realizada durante Sessão Solene na Câmara Municipal em reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade, em especial pelas operações de resgate e captura de animais domésticos, silvestres e peçonhentos.

“Agradecemos a oportunidade de mostrar esse dia a dia de cuidar e resgatar os animais que estão soltos. A Defesa Civil cuida da parte operacional, administrativa e de socorro às pessoas que estão em áreas de risco. No entanto, a atual administração nos deu a oportunidade de realizar um treinamento junto ao Corpo de Bombeiros, para atuar no resgate desses animais”, destacou César, ao agradecer a homenagem em nome de toda equipe.  

Continua Após a Publicidade

Durante o primeiro semestre, os chamados atendidos foram desde capturas de pássaros, marimbondos e cachorros, até animais silvestres, como saruês, cobras, entre outros.

Um dos resgates que gerou grande comoção foi o de um bicho preguiça na Rodovia Índio Tibiriçá. Após o exame realizado por veterinários do Parque Estoril, em São Bernardo do Campo, o animal foi devolvido em segurança à natureza. Nessa semana, o DiárioRP publicou o resgate de um cachorro que estava perdido a 14 dias e a captura de uma cobra Parelheira, ambos realizados com sucesso pela equipe.

Em caso de emergências com animais, a Defesa Civil pode ser acionada pelos moradores através dos telefones 199 ou 4825-1830.