A cidade de Ribeirão Pires terá programação especial na 12ª Primavera dos Museus, que marca, ainda, a celebração da Semana de Educação Patrimonial. De 17 a 20 de setembro, a cidade sediará série de atividades gratuitas, entre palestras e exposição, além de atividades direcionadas aos profissionais da rede de ensino do município.

Estão abertas até o dia 19 de setembro as inscrições para a apresentação de Gabriel Avelar e Raquel Lemos sobre “Aspectos Jurídicos da Produção Cultural”, direcionada à profissionais e estudantes de artes e cultura, com foco em museus de artes e patrimônio. Os interessados em participar da atividade devem se inscrever pelo site www.ribeiraopires.sp.gov.br.

Programação 12º Primavera dos Museus/Semana de Educação Patrimonial:

A programação também conta com outras atividades voltadas aos profissionais da rede municipal de ensino – com vagas já preenchidas. No dia 17 de setembro, às 14h, o músico e escritor Reynaldo Bessa realizará a oficina “Retrato do Artista Quando Oswald”, que propõe interação entre os profissionais e a obra do escritor modernista que residiu em Ribeirão Pires.

No dia 18 de setembro, das 8h30 às 17h30, Marilúcia Bottalo promove formação com objetivo de abordar princípios de museologia para professores do município, apresentando o universo dos museus, arquivos, centros de memória e instituições afins nas áreas de preservação e difusão.

No dia 19 de setembro, a especialista em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política São Paulo, Ana Silvia Bloise, apresentará, das 8h30 às 17h30, a palestra “Museu: o que são e para que servem – fotografias como suportes da memória”. A ação estimula reflexão sobre a educação em museus como uma experimentação permanente, em busca de formas de atuação que criem laços e integrem diferentes públicos ao Museu.

No dia 20, das 19h às 21h, a artista plástica Lilian Zampol promoverá oficina sobre os “Gênios da Arte nas Escolas: Educando para os Museus de Arte”. A atividade, que acontecerá no CEFORPE, é direcionada a professores e tem como objetivo discutir a importância do ensino da arte nas escolas a partir da perspectiva de grandes obras de artistas atuais.