Ribeirão Pires e a completa insegurança

Não é de hoje, que os moradores de Ribeirão Pires sofrem com a completa sensação de insegurança em nossa cidade. Como toda cidade em desenvolvimento, Ribeirão Pires tem sérios problemas com a Segurança Pública. No entanto, nos últimos meses, ações de policiamento em conjunto, resultaram em uma queda significativa nos números de crimes em toda a cidade.

No entanto, ainda existem diversas “pontas soltas”, que travam o bom desenvolvimento das Forças Policiais de nossa cidade a manter um bom trabalho, e assim, um melhor sentimento de segurança em nossa cidade. Temos ótimos profissionais de segurança pública em nosso município, um exemplo disso são os Guardas Municipais, que sempre são premiados e vencem competições fora da cidade, mostrando que temos uma das mais preparadas Guardas Municipais do Estado.

O problema começa, quando esses mesmos guardas são comandados por pessoas sem capacidade de liderar, como era o caso do antigo Comandante da Guarda Municipal, Adelton Lima, que após muita pressão, foi exonerado do cargo. Lima era frequentemente citado em diversas polêmicas, como extorsão e abuso de poder contra os guardas, mas também contra munícipes.

Com um líder como este, a guarda fica desmotivada, sem vontade de trabalhar, e por mais que tenha a vontade de fazer um excelente trabalho, não rende como deveria. Um novo comando surge para a Guarda Municipal da cidade, eu desejo muita sorte aos novos comandantes, que pegam Ribeirão em uma situação grave em relação a segurança. Um exemplo disso, é o centro da cidade, que vive a mercê dos criminosos e brigas de jovens sob efeito de álcool e drogas.

É preciso ter garra e uma real vontade de agir, para trabalhar corretamente, sem abusar dos poderes instituídos, mas também usar estratégias para diminuir de vez a sensação de insegurança que temos no dia a dia.