RP registra aumento em número de quedas

 

Quedas da própria altura também representam grandes riscos à saúde. (Foto:defesa Civil/DiárioRP)
Quedas da própria altura também representam grandes riscos à saúde. (Foto:defesa Civil/DiárioRP)

Nos últimos dias, a Defesa Civil de Ribeirão Pires tem reportado inúmeros casos de pessoas idosas que sofreram de Queda da Própria Altura, (QPA), ou seja, acabaram tropeçando ou até mesmo sentindo algum tipo de tontura e caindo. Apesar de ser considerado um acidente comum no dia-a-dia de qualquer pessoa, as quedas da própria altura trazem grande risco à saúde, desde crianças à pessoas de idade mais avançada. Um levantamento realizado em fevereiro de 2014, por exemplo, apontou que quase 15% das entradas em hospitais em São Paulo foram por motivos de QPA.

Segundo informações da pesquisa, realizada pelo próprio SAMU, os motivos variam, mas em sua maioria, acontecem com pessoas acima dos 65 anos e quase sempre causados por tonturas. Labirintite é um dos sintomas mais comuns.

Em 2012, por exemplo, em São Paulo, uma a cada quatro pessoas, morreu por motivos de queda da própria altura. Foram 83 óbitos em 2011, em que 55% casos eram homens.

No último sábado, por exemplo, a Defesa Civil atendeu a um chamado, em que uma munícipe de 72 anos havia sofrido um acidente caseiro, de queda da própria altura. No dia 4 de novembro, outro idoso sofreu o mesmo tipo de acidente, em sua residência; um dia antes, um senhor havia sido atendido pelos mesmos motivos, no Centro de Ribeirão Pires. Este, entretanto, tinha um corte na cabeça, causado pela queda. No Cemitério Municipal, um senhor de 72 anos também sofreu queda.