
O que era para ser um debate propositivo, que aumentaria o conhecimento e ajudaria a população a conhecer melhor os candidatos ao Paço Municipal de Ribeirão Pires, infelizmente, não terminou como os munícipes esperavam.
Com oito dos nove candidatos ao cargo de Chefe do Executivo presentes, desde o início alguns procuraram o tumulto. Uma hora antes do debate se iniciar, carros de som dos prefeituráveis Dedé (PPS) e Saulo Benevides (PMDB) estacionaram os veículos no lado de fora do Kaikan, local onde o evento foi realizado, e com volumes acima do permitido, passaram a tumultuar o local e infringir a lei eleitoral. Pessoas ligadas ao popular socialista ainda entraram no estacionamento do clube e ficavam balançando as bandeiras, incomodando a todos que precisavam estacionar os veículos.
A pergunta que iniciou a troca de ideias entre os candidatos foi feita pelo jornalista do DiárioRP, Ygor Andrade, que questionou os prefeituráveis sobre as obras paradas na cidade. Exceção feita ao atual prefeito, a maioria dos concorrentes ao Paço disseram que é preciso uma auditoria para avaliar os contratos feitos pela atual gestão.
Quando o assunto foi sobre os pontos turísticos da cidade, mais uma vez Saulo se envolveu em polêmica.
“Nós temos de parar de pensar pequeno. Pedra do Elefante e Morro Santo Antônio não vai levar a lugar nenhum. Estamos construindo um teleférico.”
– Disse o Chefe do Executivo enaltecendo a principal obra turística de seu mandato e menosprezando a história da cidade. As afirmações de Benevides foram rebatidas por Renato Foresto (PT).
“Se o senhor saísse do seu gabinete, ia perceber que a cidade precisa de coisas muito mais importantes do que uma Cidade Encantada. Quem pensa pequeno é quem acha que teve uma ideia iluminada e a coloca em prática.”
– Criticou o petista.
Em certo momento, Dedé (PPS) acusou estar sendo ameaçado por integrantes da plateia, e ainda acusou que estavam dando em cima de sua esposa” e algumas pessoas estariam armadas dentro do recinto, causando alvoroço e preocupação na plateia. Pouco tempo depois, um cidadão que, segundo testemunhas, estava alterado e disse: “Eu vim para quebrar tudo!”, e passou a agredir as pessoas ao redor. Por conta da confusão o debate precisou ser interrompido.
Mesmo com tais fatos, vários candidatos conseguiram expor as ideias, os planos de governo e como pretendem melhorar a cidade. O vídeo do debate pode ser conferido no Facebook do jornal.


