Como fazer um Móbile para o quarto de bebê

banner Polly Blanc

O móbile é um item indispensável no quartinho de bebê, isso porque ele não tem apenas a função de decorar.  De acordo com neurologistas, o móbile estimula a visão e o tato do recém-nascido. Normalmente, vemos por aí o modelo de móbile redondo, que é feito com bastidor de madeira. Eu fui atrás desse item para comprar e me assustei um pouco com o preço (achei por R$ 30 a unidade). Na hora eu já fui procurar uma outra maneira de fazer gastando menos, e me desafiei a usar apenas materiais que já tinha em casa, por isso abaixo vou mostrar o que usei e sugerir outros materiais que dá para substituir. Vamos ver como fazer?

Você vai precisar de:

FOTO 1_edit

Feltro – eu já tinha em casa de um outro projeto que fiz, se você puder invista em algumas cores, dá para fazer muita coisa legal (lembra do porta-maternidade que fiz aqui) e o preço é justo, se não quiser gastar com feltro você pode usar retalho de tecido ou uma camiseta velha.

Tesoura.

Hashi – isso mesmo, aquele pauzinho de comida oriental (risos). Eu pretendia usar palito de churrasco, mais descobri que não tinha em casa, na hora lembrei do hashi que vem com a comida chinesa que às vezes peço em casa e sempre fica algum na gaveta (viu como tudo pode ser reaproveitado?).

Linha de costura branca (todo mundo tem em casa!).

Cola universal – você pode substituir por cola quente.

Canetinha.

Barbante – outro item que eu também já tinha em casa, e que vale a pena investir porque esse rolo grandão é super barato e um charme para finalizar as embalagens de presente. Vale usar também o barbante cru, linha de lã, fazer cordas de tecido com uma camiseta velha, use sua imaginação e você vai descobrir alguma coisa que já tenha em casa para usar.

Enchimento para almofada – se não tiver, substitua por algodão.

FOTO 2_edit

Primeira coisa a fazer é montar a estrutura do nosso móbile, pegue os palitos de madeira e posicione formando um X, use a linha branca, dê várias voltas até que fique bem firme.

FOTO 3_edit

Para dar mais charme ao nosso móbile vamos cobrir toda a estrutura com barbante, corte e finalize com um nó.

FOTO 4_edit

Agora vamos montar os enfeites, eu escolhi fazer um céu com lua, estrelas e nuvens. Mas tem muitas opções que ficam um charme e você pode fazer em cima do tema do quartinho também. Faça um molde do desenho num papel e use para cortar o feltro.

FOTO 5_edit

Passe cola em volta do feltro deixando uma pequena parte sem cola. Pela abertura deixada no feltro, coloque o enchimento e feche com cola.

FOTO 6_edit

Os enfeites estão prontos. Se quiser desenhe com canetinha nos enfeites.

FOTO 7_edit

Vamos começar a montar, com linha e agulha de apenas um ponto no enfeite, veja a altura que você quer que o enfeite fique pendurado na estrutura e dê outro ponto na estrutura, repita pendurando todos os enfeites na estrutura.

 

Para finalizar nosso móbile, vamos usar o barbante novamente. Pegue uma ponta do barbante e dê um nó em uma das pontas da estrutura em X, corte deixando um fio bem grande (lembre-se que vamos pendurar no teto em cima do berço, eu deixei com 1,50 metro). Repita em todas as pontas do X , una todos os fios e dê um nó.

FOTO 8_edit

Prontinho!

FOTO 9_edit

Viu como é possível montar uma peça linda, usando materiais simples e baratos? Espero que tenham gostado.

Beijo,

Polly