A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, anunciou no fim de outubro, a reorganização do sistema educacional, com o objetivo de melhorar o rendimento dos alunos, as escolas não terão mais alunos de diferentes dos ciclos um, dois ou três estudando no mesmo prédio.
Com a reestruturação, 94 escolas foram fechadas e mais de 310 mil alunos foram afetados em todo o estado. Em Ribeirão Pires, Álvaro Trindade, Fortunato Pandolfi Arnoni e Santinho Carnavale terão as atividades encerradas ao final de 2015 e quase 800 estudantes terão suas rotinas alteradas.
O discurso do Governo é que com as mudanças, a qualidade do ensino deve melhorar. Porém, o coordenador da Apeoesp de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Professor Teté, avisa que essa mudança já foi testada e não deu certo.
“O governo diz que é para melhorar a qualidade do ensino. Mas em 1995, houve uma reorganização do Ciclo Um e não aconteceu uma melhora. Em linha reta, realmente a distância é de um kilômetro e meio. Um aluno que sai do Barro Branco para ir até o Felício Laurito ou para o João Roncon, vai andar mais de três kilômetros”.
-Informa.
Vereador de Ribeirão Pires, Renato Foresto, também crítica a decisão do Estado. Ele alega que uma decisão de tamanha importância deveria ter sido debatida com antecedência.
“Os diretores foram avisados, pela direção de ensino de fora oficial em cima da hora. Então, como você vai implementar uma medida tão drástica, com o fim do ano se aproximando, sem saber as opiniões dos pais, alunos e dos dirigentes?”
-Disse
Dona Mirian tem uma filha que estuda na escola Fortunato Pandolfi Arnoni e não ficou nem um pouco feliz com as mudanças. A partir de 2016, ela vai ter de mudar sua rotina por conta dos estudos dos filhos e teme ter de ficar sem emprego.
“Eu não sei o que vou fazer. Minha cabeça está totalmente perturbada. Conversei com outras mães de que não há necessidade de fazer isso, a gente teme até ficar desempregada. Não sei como eu vou fazer com a minha filha”.
-Disse.
A Secretaria de Educação informa que as mudanças são para melhorar a qualidade do ensino no estado. Cada escola terá uma estrutura especializada para trabalhar com determinada faixa etária.