Iniciativa do Governo Federal adotada pelo município reúne pais e filhos em sete módulos semanais para desenvolver habilidades sociais e prevenir o uso de drogas.

Foto: Diário de Ribeirão Pires
Rio Grande da Serra deu um passo importante na consolidação de suas políticas de assistência social com a implementação do programa Famílias Fortes. A iniciativa, que já conta com 10 famílias inscritas e facilitadores capacitados, utiliza as dependências do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar encontros focados no fortalecimento de vínculos e na comunicação entre pais e filhos.

10 famílias já estão inscritas no Projeto. Foto: Diário de Ribeirão Pires
O programa é direcionado a famílias com crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A metodologia consiste em sete módulos semanais, onde parte das atividades é realizada separadamente — pais de um lado e jovens de outro — e, posteriormente, todos se reúnem para dinâmicas conjuntas. O objetivo é ensinar disciplina e controle emocional aos responsáveis, enquanto os jovens aprendem a lidar com metas e pressão social.
Para a vice-prefeita Vilma Marcelino, o caráter preventivo é o grande diferencial da ação. “O programa abrange o cuidado com a família em aspectos sociais e emocionais, focando diretamente no desenvolvimento de habilidades parentais”, destacou.
O prefeito Akira Auriani reforçou que o projeto está alinhado à pauta de humanização da gestão. “Lançamos uma semente no cuidado com as pessoas. Essa ação preventiva evita problemas futuros, como a entrada de jovens no caminho das drogas por falta de diálogo em casa. O projeto abraça o jovem no que ele precisa ouvir, sendo acolhido e orientado. É dar importância ao que é base: a família”, afirmou o chefe do Executivo.
Com a aplicação do Famílias Fortes, Rio Grande da Serra busca reduzir situações de vulnerabilidade e violência, promovendo uma rede de apoio sólida para a nova geração de cidadãos rio-grandenses.


