TRE-SP recebe denúncia contra Guto e Clóvis Volpi por suposta propaganda eleitoral antecipada

Publicidade

Denúncia pede que Justiça Eleitoral investigue publicações em redes sociais e inauguração de escritório político em Ouro Fino Paulista.

O advogado e pré-candidato a deputado estadual pelo Cidadania, Edinaldo de Menezes, protocolou nesta segunda-feira (13) uma Notícia de Irregularidade em Propaganda Eleitoral junto ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Na petição, ele solicita que a Justiça Eleitoral apure uma suposta prática de propaganda eleitoral antecipada envolvendo o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), e o ex-prefeito Clóvis Volpi, pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2026.

Segundo o documento, os fatos ocorreram durante a inauguração de um escritório político de Clóvis Volpi no distrito de Ouro Fino Paulista, realizada no último dia 12 de julho. De acordo com o autor da ação, o evento contou com a participação do prefeito Guto Volpi, que discursou sobre obras e investimentos realizados pela Prefeitura na região.

Na representação, Edinaldo sustenta que as publicações feitas nas redes sociais do prefeito e do pré-candidato extrapolam os limites permitidos para o período de pré-campanha. Conforme a petição, as postagens destacam investimentos superiores a R$ 50 milhões em obras de infraestrutura, pavimentação, reforma da Unidade de Saúde e implantação de campo de grama sintética em Ouro Fino.

O documento também aponta que os vídeos e imagens publicados mostram Guto Volpi discursando ao lado de Clóvis Volpi, em um ambiente identificado com o nome do pré-candidato. Para o autor da ação, a associação entre realizações da administração municipal e a imagem de Clóvis Volpi pode configurar promoção eleitoral antecipada.

Na petição, Edinaldo de Menezes afirma ainda que as publicações utilizam expressões como “nossa caminhada”, fazem referência à pré-candidatura de Clóvis Volpi e mencionam o histórico de investimentos realizados durante sua gestão como prefeito de Ribeirão Pires.

Além da apuração sobre eventual propaganda eleitoral antecipada, o advogado pede que o TRE-SP preserve as provas digitais das publicações, oficie a plataforma Instagram (Meta) para obtenção de informações sobre as postagens e encaminhe o caso ao Ministério Público Eleitoral para análise de possível abuso de poder político, uso promocional de obras públicas e eventual utilização da estrutura administrativa municipal em benefício de uma pré-candidatura.

Entre os pedidos apresentados estão também a solicitação de informações à Prefeitura de Ribeirão Pires para esclarecer se houve participação de servidores públicos, utilização de equipamentos, recursos públicos ou da estrutura da Secretaria de Comunicação na produção e divulgação do material publicado nas redes sociais.

Até o momento, não há decisão da Justiça Eleitoral sobre o pedido, e o caso deverá ser analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

Outro lado

A reportagem deixa espaço aberto para manifestação do prefeito Guto Volpi, do pré-candidato Clóvis Volpi e da Prefeitura de Ribeirão Pires. Caso enviem posicionamento, o texto será atualizado com os esclarecimentos.