Patrulhamento foi ampliado na região central, bairros e pontos turísticos; atendimento às mulheres com medida protetiva segue sendo realizado em conjunto com a GCM.

Foto: Diário de Ribeirão Pires
Após a suspensão dos portes de arma da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ribeirão Pires, a Polícia Militar intensificou sua atuação na cidade para garantir a continuidade dos serviços de segurança pública e a preservação da ordem.
Segundo informações apuradas, um policial militar passou a atuar no Centro de Monitoramento da cidade em todos os plantões, auxiliando no acompanhamento das ocorrências e no direcionamento das equipes em campo.
Além disso, o patrulhamento ostensivo foi reforçado tanto na região central quanto nos bairros, com aumento do efetivo policial nas ruas. A Polícia Militar também ampliou sua presença nos principais pontos turísticos do município e conta com o apoio de equipes da Cavalaria, que vêm realizando rondas e ações preventivas.
Uma das preocupações levantadas após o desarmamento da GCM envolve o atendimento às mulheres que possuem medidas protetivas e são acompanhadas pelo programa Guardiã Maria da Penha da GCM, responsável pelo monitoramento do Botão Ana.
Durante discussão realizada na Câmara Municipal, a vereadora Fernanda Henrique (PT) apresentou requerimento solicitando informações sobre como seria mantido o atendimento a essas mulheres. Na ocasião, o vereador Diogo Manera (Progressistas) informou que o acompanhamento continua sendo realizado em conjunto pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal, garantindo a continuidade da proteção às assistidas pelo programa.
Além da atuação da Polícia Militar, a Polícia Civil também segue trabalhando em conjunto com as demais forças de segurança, realizando investigações e ações voltadas à proteção da população.
Durante reunião realizada no gabinete do prefeito, o comandante da Polícia Militar, coronel Carvalho, buscou tranquilizar os moradores de Ribeirão Pires sobre a situação da segurança pública no município.
“A Polícia Militar estará apoiando todas as atividades de policiamento ostensivo e de preservação da ordem pública. Estamos reforçando o efetivo na cidade e a tranquilidade será mantida. Posso garantir isso a todos”, afirmou o comandante.
As forças de segurança destacam que o reforço permanecerá enquanto a Prefeitura de Ribeirão Pires trabalha para atender às exigências da Polícia Federal e regularizar a situação dos portes de arma da Guarda Civil Municipal.


