Ex-secretário é nomeado para Ouvidoria da GCM após crise do desarmamento

Publicidade

Ex-secretário de Segurança assume a Ouvidoria da GCM em meio a questionamentos sobre a crise do desarmamento da GCM

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, nomeou o ex-secretário de Segurança Pública, Arlei Capoccio, para responder interinamente pela Ouvidoria da Guarda Civil Municipal (GCM).

A nomeação ocorre após a crise envolvendo a corporação, que teve os portes de arma de seus integrantes suspensos pela Polícia Federal em razão do descumprimento de exigências previstas na legislação federal. À época, Capoccio era o secretário responsável pela pasta e pela apresentação da documentação necessária para a manutenção das autorizações.

Durante pronunciamento sobre o caso, o prefeito classificou a situação que levou à suspensão dos portes de arma dos guardas municipais como um ato de “extrema irresponsabilidade” e afirmou que seriam adotadas medidas para apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos.

No entanto, a nomeação de Capoccio para a Ouvidoria da GCM tem gerado questionamentos, uma vez que ele ocupava o comando da Secretaria de Segurança no período em que ocorreram as irregularidades apontadas pela Polícia Federal e, agora, foi designado pelo prefeito para responder pelo órgão responsável por receber denúncias e acompanhar a atuação da corporação.

A escolha também levanta debates sobre a independência dos órgãos de controle da corporação. Em manifestações relacionadas à estrutura de fiscalização das guardas municipais, o Ministério Público tem defendido que funções de controle, fiscalização e acompanhamento disciplinar sejam exercidas por agentes com autonomia e independência em relação aos fatos investigados e aos setores fiscalizados.

Em documentos oficiais referentes à estrutura de controle interno da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires, o Ministério Público também destacou a importância de que órgãos como a Corregedoria e a Ouvidoria atuem de forma imparcial, garantindo transparência, credibilidade e independência nos processos de apuração.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (24)